O que é e como se desenvolve síndrome nefrótica, saiba mais aqui

Vamos entender o que é e como se desenvolve a síndrome nefrótica. É uma doença dos rins provocada pela eliminação inadequada de grandes quantidades de proteína na urina. A perda excessiva de proteínas pela urina recebe o nome de proteinúria e pode ser causada por diversas doenças, entre as quais, diabetes mellitus, lúpus eritematoso sistêmico, sífilis e hepatite viral.
Os sintomas iniciais incluem falta de apetite, sensação de mal-estar generalizado, edema das pálpebras, dor abdominal, perda de massa muscular, edema dos tecidos pelo excesso de sal e a retenção de líquido e urina espumosa.
O abdómen pode ter o volume aumentado pela grande acumulação de líquido, enquanto o líquido acumulado no espaço que circunda os pulmões (derrame pleural) pode produzir asfixia. Outros sintomas são a tumefacção dos joelhos e, nos homens, do escroto.
Com frequência, o líquido que causa a inflamação dos tecidos desloca-se pelo corpo, acumulando-se nas pálpebras, visível ao levantar pela manhã, e nos tornozelos ao fim do dia. A perda de massa muscular pode ser mascarada pelo inchaço.
Nas crianças pode-se manifestar uma descida da tensão arterial quando se põem de pé e, em geral, hipotensão arterial, que pode conduzir ao choque.
Os adultos podem ter uma pressão baixa, normal ou hipertensão arterial. A produção de urina pode diminuir e pode-se desenvolver insuficiência renal por causa do baixo volume de sangue e do escasso fornecimento de sangue ao rim.

o que e e como se desenvolve sindrome nefrotica 1
o que e e como se desenvolve sindrome nefrotica 2
o que e e como se desenvolve sindrome nefrotica 3
o que e e como se desenvolve sindrome nefrotica 4
o que e e como se desenvolve sindrome nefrotica 5
o que e e como se desenvolve sindrome nefrotica 6