A criação do fluminense futebol clube conheça mais aqui

A criação do fluminense futebol clube remete à vida de Oscar Alfredo Cox, um jovem brasileiro que aos dezessete anos regressou ao Brasil após uma viagem de estudos para a Suíça, onde aprendeu a gostar do futebol. Ao chegar aqui passou mais cinco anos pensando em como inserir o esporte no Rio de Janeiro, já que a atenção de todos na época era voltada para o remo.

Em nova viagem para a Inglaterra, o jovem aprendeu mais novidades sobre o esporte e voltou ao Brasil, em 1901 com o ideal de formar seu próprio time de futebol. Inicialmente formou uma pequena equipe com seus amigos e passou a disputar partidas contra outras formações de ingleses.

Cerca de um ano depois e com pouco mais de vinte integrantes, em 21 de julho de 1902, foi fundado o Fluminense Football Club.

O nome do time deriva do latim “flumem”, que significa “do rio”. Oscar Alfredo Cox foi inclusive o primeiro presidente do novo clube.

O pioneirismo do Fluminense dentro do Rio de Janeiro motivou a criação de alguns dos maiores clubes de futebol da região, já que muitos deles eram voltados apenas para o remo, como as grandes equipes de regatas que atuavam na época.

O primeiro jogo do Fluminense foi realizado em 19 de outubro de 1902, contra o Rio Football Club. O placar foi de 8 a 0 para o tricolor, uma estreia com o pé direito para um time que viria a se tornar um dos grandes do Rio.

a criacao do fluminense futebol clube 1
a criacao do fluminense futebol clube 2
a criacao do fluminense futebol clube 3
a criacao do fluminense futebol clube 4
a criacao do fluminense futebol clube 5
a criacao do fluminense futebol clube 6